quinta-feira, 7 de abril de 2011

" Dias da Revolução 2011- D. Jorge Ortiga.

"A Igreja Católica, o 25 de Abril e a Liberdade".

Uma das palestras mais interessantes organizadas pelo NE25A, não só pelo tema, mas pela personalidade convidada para orador.

D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, foi o orador convidado para esta temática, que se desenrolou, hoje, na E.B. 2/3 de Briteiros em mais uma iniciativa inserida nos "Dias da Revolução".

Algumas ideias chave do pensamento de D. Jorge Ortiga: o 25 de Abril foi um acontecimento e não um facto, já que trouxe para a sociedade a possibilidade de escolha( entendendo esta como a opção que cada um de nós faz de forma responsável); que a doutrina social da Igreja faz um apelo fortíssimo à participação de todos na busca da verdade; o estudo, a leitura e a reflexão, são os caminhos para a liberdade.

Ficou também clara a separação que D. Jorge faz da prática de alguma hierarquia eclesiástica no período anterior à Revolução, relativamente a clérigos que, de forma bastante veemente, defenderam a liberdade e a construção de uma sociedade mais justa ( deu como exemplos capelães militares principalmente na luta pela autodeterminação nas ex-colónias, o exemplo de D. António Ferreira Gomes ou das sessões da Capela do Rato).


Por ultimo e como resposta a uma questão lançada por um dos elementos do NE25A, considerou a situação portuguesa actual como " muito grave", lançando um apelo final à participação, empenho e unidade de todas para esta ser ultrapassada.


O NE25A agradece a todos a colaboração prestada para o sucesso desta palestra, em particular à equipa da BE.


Amanhã 2 eventos: Otelo Saraiva de Carvalho na Escola Secundária de Caldas das Taipas (numa organização conjunta do NE25A e do sub grupo de História) e pelas 21.30 horas, no AVEPARK, o sarau " Noite de Abril".




0 comentários:

Enviar um comentário