segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 Hora a Hora!

Não culpem o 25 de Abril!


A tradicional cerimónia do 25 de Abril não se realizará hoje no Parlamento, o que é justificado com o agudizar da crise financeira que assola Portugal, mas o Presidente da República irá na mesma falar aos portugueses, a partir do Palácio de Belém.
O discurso de Cavaco Silva não deixará obviamente de abordar a crise em Portugal e no Mundo, num momento em que todos debatem a razão de ser da crise e as consequências que se avizinham. As pessoas estão pessimistas e temem que a história se repita, recordando as crises mais dramáticas da humanidade.
Direi, como Santo Agostinho, que não é o fim do mundo, mas o fim de um mundo. Nos momentos de crise também se progride. Os portugueses são, aliás, um povo que só se manifesta nos momentos de festa e de tragédia, como disse um dia o Professor Luís Valente de Oliveira, então ministro de Cavaco Silva.
Os tempos que se vivem são no entanto também propícios a extremismos e a demagogia. Não falta já quem justifique o estado a que chegamos (a célebre frase de Salgueiro Maia na madrugada do 25 de Abril de 1974) com a democracia, esquecendo todo o progresso verificado nos últimos 37 anos.
Debata-se a crise com optimismo. Mas por favor não culpem o 25 de Abril!

Joaquim Gomes, Jornalista

0 comentários:

Enviar um comentário