segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 Hora a Hora!

Vi nascer Abril…



Com 11 anos vi nascer Abril. Vivi anos envolta em cravos e risos de alegria e esperança.
Abril ajudou-me a crescer, ajudou-me a ser eu, ajudou-me a construir o meu dia-a-dia. Ajudou-me a saber ouvir, a saber participar, a ter a noção do sentido do colectivo, da importância do respeito pela opinião dos outros. Por Abril acreditei, por Abril propus, com Abril agi.
Abril ensinou-me a liberdade de expressão, deu-me melhores condições de vida, permitiu-me fazer coisas aparentemente tão simples como ouvir música de intervenção.
Percorri percursos de esquerda e muitas campanhas eleitorais. Como autarca, construí conquistas com as populações e aprendi que a vida só tem sentido se não nos fecharmos em nós próprios
Mas foi também com o espírito de Abril que, infelizmente, aprendi que Abril afinal não é “quando um homem quiser”.
Hoje continuo a procurar construir Abril, diariamente, através da acção sindical. Porque com ele me tornei reivindicativa, me tornei propositiva, me tornei inconformada, porque com ele cresci…
Foi o meu pai quem me ensinou Abril. Espero que, à semelhança do meu, neste tempo de egoísmo e incertezas, muitos pais o façam cumprir...

Júlia Vale, Educadora e Sindicalista

0 comentários:

Enviar um comentário