segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 Hora a Hora!

E ainda cá está!



Este país é mais pequeno que uma caganita de cabra, mas tem quase mil anos. Abana, estremece, balança mas não cai. Já teve dezenas de governos VERDADEIRAMENTE incompetentes e corruptos, já sofreu tantas invasões, guerras civis, revoltas, revoluções e golpes de estado que nem dá para fixar na memória. Contraiu, logo à nascença, a sua primeira dívida externa, pela autenticação papal da sua certidão de nascimento, que nunca pagou. Fechou sempre com bancarrotas estrondosas os seus períodos áureos de abundância, pompa e desperdício. Sujeita-se, desde o berço, a um saque sistemático conduzido por inimigos internos e externos. Já penou sob a liderança teórica de bebés de colo, senhoras viúvas que nem falavam português e até de alienados mentais. Sofreu e sacudiu com determinação o jugo de protectorados internacionais.
E AINDA CÁ ESTÁ.
Outras nações, bem maiores e mais poderosas que nós, sucumbiram por menos doenças. Ora, no meio deste arraial de desgraças a gente construiu um império gigantesco espalhado por quatro continentes e que durou qualquer coisa como cinco séculos. É que nós temos um segredo que nem o FMI conhece nem poderá confiscar. SOMOS DO CARAÇAS! Sempre em pé, prontos para outra.
A gente chora, lamenta-se, acusa, penitencia-se mas aguenta, sempre na esperança de melhores dias. Depois reage, sacode a inércia e avança corajosamente para a luta.
Movemo-nos a esperança.

Geraldo Lages

0 comentários:

Enviar um comentário