terça-feira, 5 de abril de 2011

"Dias da Revolução 2011" - 2º dia!

De acordo com o programa, recebemos hoje uma das mais emblemáticas personalidades da Revolução dos Cravos: o Coronel Vasco Lourenço.
Vasco Lourenço membro da Coordenadora do MFA, membro do Conselho dos 20, do Conselho da Revolução, Presidente da Associação 25 de Abril e considerado por muitos, o principal organizador e elemento de ligação do Movimento das Forças Armadas, esteve hoje, pelas 12.00h, na EB 2/3 de Briteiros.

Após a apresentação a cargo do Director do AEB, professor Fernando Silva, Vasco Lourenço dirigiu-se aos muitos jovens presentes, a professores e convidados, realçando a importância de Abril para a sociedade portuguesa. Manifestou também a opinião de que se torna necessário que os jovens conheçam como era o Portugal anterior ao 25 de Abril e que para tal, o papel das escolas era fundamental.

Descreveu alguns aspectos mais particulares da sua vivência conspirativa e respondeu a algumas questões que lhe foram endereçadas. Salientamos que à questão de qual o comentário que fazia ao facto de a Assembleia da Republica não comemorar oficialmente o 25 de Abril, responder que tal não era lógico e digno pois as justificações dadas não o eram ( segundo Vasco Lourenço nada impede a reunião do plenário nem na Constituição, nem no regimento da Assembleia); relativamente a uma questão sobre o facto de os capitães de Abril terem chegado a Coronéis e os de Novembro ( alusão ao 25 de Novembro), terem chegado a generais, reafirmou a pureza inicial dos integrantes do MFA no sentido de não fazerem purgas nem tentarem alcançar honrarias.


Da parte da tarde, numa organização conjunta do NE25A e do sub grupo de História da ESCT, Vasco Lourenço deslocou-se a esta escola secundária onde proferiu a palestra subordinada ao tema " Como foi a Revolução".

À mesma hora da intervenção de Vasco Lourenço, o teatro de fantoches do NE25A, actuava para os alunos do 1º ciclo da EB1 do Pinheiral ( Agrupamento de Escolas das Taipas).


Amanhã mais novidades.

0 comentários:

Enviar um comentário