segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A conhecer... Arquivo Municipal Alfredo Pimenta



A história do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, remonta à implantação da República e, mais precisamente, a 6 de Maio de 1912. Nessa data, Domingos Leite de Castro, Presidente da Sociedade Martins Sarmento, lança o repto da conservação, em Guimarães, do arquivo da Colegiada Nossa Senhora de Oliveira.
É nesse mesmo ano que se fazem uma série de “demarches” para a criação do arquivo, vindo este a ser constituído em 27 de Junho de1931, através decreto nº 19.952.
Por determinação deste decreto o Arquivo foi instalado nas dependências da Sociedade Martins Sarmento e, com base nas atribuições que lhe são adstritas, torna-se, caso raro senão único, Arquivo Distrital, para a área do concelho de Guimarães.
Em Junho de 1932, após um processo com alguma polémica, o Governo republica a 4 de Junho, os artigos nº 1 e 4 do decreto nº 20 577 de 27 de Novembro de 1931, através do qual foram cometidos todos os encargos de instalação, incorporação, material, pessoal e expediente à Câmara Municipal de Guimarães.
Entre 1931 e 1934 o Arquivo ocupou o segundo andar da Casa de Martins Sarmento, no Largo do Carmo e em março de 1933, publica-se pela prima vez o Boletim de Trabalhos Históricos, que permanece até aos dias de hoje.
Em 1934, a casa foi ocupada, a título provisório, pela Câmara Municipal de Guimarães e pelos Serviços de Repartições de Finanças, o que obrigou o Arquivo a mudar-se para os Antigos Paços do Concelho, sito no Largo da Oliveira, onde, a 14 de Outubro de 1934, assistiu-se à abertura solene do Arquivo Municipal.
A 29 de Fevereiro de 1952 por portaria publicada no Diário do Governo nº 51, II série da mencionada data, passou o arquivo a designar-se Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em homenagem àquele que foi seu Director cerca de 20 anos.
Entre 1973 e 24 de Junho de 2003 o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta esteve instalado na Capela do Convento de Santa Clara, passando em 24 de junho de 2003, para  Casa Navarros de Andrade. ( fonte: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta).

Falamos hoje deste espaço de conhecimento para divulgar, através da sua página on-line, a aplicação intitulada "Lições", localizada na secção Cultura e Educação. Esta ferramenta, permite a professores a alunos, utilizar/conhecer fontes sobre a história e a cultura vimaranenses, contextualizadas em realidades nacionais (chamamos a particular atenção à lição nº 1 sobre a Implantação da República em Guimarães).

Para saberes mais e utilizares as fontes do Arquivo Municipal, acede na barra lateral de favoritos ou seguindo o "link", na imagem.

0 comentários:

Enviar um comentário