segunda-feira, 25 de novembro de 2013

25 de Novembro de 1975... 25 de Novembro de 2013

Fim de um sonho? Inicio da confirmação do sonho de Abril de 1974?
Ainda hoje, passados 38 anos, nos questionamos sobre o que foi, o significado do 25 de Novembro de 1975.  Para uns tratou-se da confirmação dos verdadeiros ideiais da Revolução de Abril;para outros, o fim da Revolução e do Poder Popular.
Verão quente; Portugal 1975; ambiente revolucionário normalmente denominado de PREC (Processo Revolucionário em curso);   nove oficiais do Movimento das Forças Armadas ( MFA - Vasco Lourenço, Melo Antunes, Vitor Crespo, Vitor Alves, Franco Charais, Pezarat Correia, Canto e Castro, Costa Neves e Sousa e Castro),  exigem a criação de uma Democracia pluralista (por oposição a uma corrente favorável à criação da chamada Democracia Popular), num documento que ficou conhecido por "Documento dos nove" e que teve o apoio de alguns dos principais partidos políticos da altura (PS, PSD, CDS) e a oposição de forças de esquerda particularmente ligadas a Vasco Gonçalves e a Otelo Saraiva de Carvalho. O ambiente de tensão que se viveu em Portugal durante todo o Verão de 1975 , propiciou as condições para que militares radicais ocupassem bases de para quedistas, levando à resposta das forças militares controladas pelo Grupo dos Nove. Nesta fase de resposta militar avultam os nomes de Costa Gomes (Presidente da República que emite a declaração de estado de sitio para a região de Lisboa),Vasco Lourenço (enquanto elemento de ligação da Coordenadora do MFA a Costa Gomes ), Jaime Neves (Comandante do Regimento de Comandos da Amadora ) e o Tenente Coronel Ramalho Eanes (coordenador das forças do Grupo dos 9 e futuro Presidente da República). Também aqui, Salgueiro Maia saiu com os seus blindados da EPCS para Lisboa apoiando as posições do Grupo dos Nove.
Segundo muitos é nesta data que termina o PREC ( Processo Revolucionário em Curso).
Para saberes mais sobre o 25 de Novembro de 1975 e a opinião dos principais actores, aconselhamos a leitura das obras "Do interior da Revolução" de Vasco Lourenço, " A Verdade e a mentira na Revolução de Abril" de Álvaro Cunhal e "Capitão de Abril, Capitão de Novembro" de Sousa e Castro.

0 comentários:

Enviar um comentário