domingo, 14 de junho de 2015

Uma homenagem a Nelson Mandela

Homenagear Nelson Mandela, através da leitura e análise do livro de António Mateus, Mandela: O rebelde exemplar", foi o propósito do Daniel Rodrigues Macedo, da turma C, do 8º ano, da EB 2/3 de Briteiros.
Segundo o Daniel Macedo e passamos a citar "...o livro, como todos sabem, é baseado numa história verídica bem especial, apelativa e exemplar. Mandela deixou-nos um modelo de vida, talvez perfeito, para aprendermos a encarar a nossa. Ainda há milhões de pessoas que vivem na pobreza, sem direitos, muitas vezes só com obrigações. Por muito que enfrentemos as agruras da vida, ninguém imagina a dor e o sofrimento em ter de se contentar com quase nada. Além disso, a fome, a guerra e o racismo são alguns dos pontos débeis da sociedade atual. Pena é que, apesar dos diversos apelos que se fazem e de chegarem ao nosso conhecimento tantos exemplos destas questões, se continuem a ignorar e a não pensar que estes problemas abalam verdadeiramente as pessoas. Daqui eu mencionar, desde já, a minha admiração por um homem que encarou e lutou com força de vontade a defesa dos direitos humanos. Posso mesmo salientar que houve vários paradigmas da vida deste líder que me marcaram mais: a riqueza funciona como um íman e a pobreza como um repelente. Além disso, a pobreza faz-nos descobrir a verdadeira generosidade pois ensina-nos a respeitar e a atravessar o futuro com outra perspetiva.
     Quantas vezes procuramos resolver os problemas e atingir os objetivos com mentiras e sem qualquer esforço, sendo a solução aparentemente imediata e mais fácil?     
     Apesar de ser muito jovem, penso que, ao guiarmos a nossa existência por este caminho, tudo fica sem sentido e a vida pode revelar-se uma armadilha a longo prazo.
    Se formos pela seriedade e tivermos espírito de sacrifício e determinação, a direção que traçamos pode tornar-se penosa e demorada na produção de “frutos”, mas assim são os degraus mais sólidos de um caminho com objetivos exigentes. Este foi o padrão da vida de Mandela – a persistência e a coragem de enfrentar e, sobretudo, não se deixar silenciar por aqueles que dominavam."

Ao Daniel Rodrigues Macedo e à professora Ana Cristina Pereira, o NE25A agradece o envio do trabalho.

0 comentários:

Enviar um comentário