quarta-feira, 15 de abril de 2015

Exposição sobre a Primeira Guerra Mundial - Arquivo Municpal de Guimarães

" O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em Guimarães, vai proceder à inauguração esta quinta-feira, 16 de abril, pelas 16 horas, de uma exposição evocativa da Primeira Guerra Mundial, que estará aberta ao público até ao dia 11 de novembro. Esta mostra é o primeiro de um conjunto de eventos que o Arquivo Municipal irá realizar no âmbito do centenário da Grande Guerra.

A exposição conta a forma como Guimarães vivenciou este período e recorda os soldados vimaranenses que partiram para a Guerra, o Regimento de Infantaria nº 20 (RI 20), além de evocar a história da Primeira Guerra Mundial, designadamente, os países participantes, as principais batalhas, a formação do corpo expedicionário português, a participação portuguesa na guerra, com referência à Batalha de La Lys, onde mais portugueses faleceram.

A mostra irá também contemplar um espaço onde será recriada uma trincheira na qual será exibida armamento. Além disso, estará patente um conjunto de objetos, como cadernetas militares, mapas, condecorações militares (medalhas), fotografias, bilhetes-postais, diários de guerra, pertencentes a soldados que participaram neste conflito e que foram recolhidos no âmbito da iniciativa intitulada “Uma imagem, uma história, uma memória”.

Estas peças, que os familiares de combatentes da Grande Guerra fizeram chegar ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, ajudaram a construir a memória coletiva da participação portuguesa no confronto bélico. Com esta exposição, a Câmara Municipal de Guimarães pretende recordar e homenagear aqueles que partiram para este conflito e salvaguardar e preservar a memória da participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial."

fonte: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta


0 comentários:

Enviar um comentário