terça-feira, 21 de abril de 2015

A não perder...


"Concertos, palestras, exposições, animação de rua e uma sessão solene evocativa do 41º aniversário do 25 de abril de 1974 fazem parte do alargado conjunto de iniciativas promovidas este ano pela Câmara Municipal de Guimarães. O programa de comemorações tem início esta quinta-feira, 23 de abril, pelas 18 horas, com a inauguração da exposição “O 25 de abril”, que ficará patente ao público na Casa da Memória até ao dia 01 de maio, numa organização do Centro Infantil e Cultural Popular (CICP), associação sediada no antigo Convento das Dominicas.

Na sexta-feira, na noite de 24 abril, pelas 22 horas, o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe o concerto “Sons da Liberdade”, um espetáculo com um coletivo de cantores e músicos de Guimarães que vão interpretar autores e temas de intervenção cultural e que conta também com a colaboração do Cineclube de Guimarães, com a exibição de fotografias e filmes da época, que acompanharão o concerto.

A iniciativa terá a participação da Banda da Sociedade Musical de Pevidém e de seis coros de Guimarães, nomeadamente, Orfeão de Guimarães, Grupo Coral de Azurém, Orfeão Coelima, Grupo Coral de Pevidém, Grupo Coral de Ponte e Coro Infantil da Escola de Música da Sociedade Musical de Pevidém. A entrada é de acesso livre, todavia, os bilhetes, dois por pessoa, terão de ser levantados a partir das 09:30 horas, no Palácio Vila Flor.

A sessão solene comemorativa do 25 de abril, abrilhantada pelo Coro Infantil e Juvenil da Escola de Música da Sociedade Musical de Pevidém, decorre no sábado, pelas 11 horas, com os deputados da Assembleia Municipal a reunirem-se na Plataforma das Artes e da Criatividade. De tarde, o centro da cidade é palco de um variado programa de eventos. Entre as 14:30 e as 16:30 horas, a Rádio Universitária do Minho (RUM) realiza uma emissão especial em Guimarães, a partir do Coreto da Alameda de São Dâmaso.

No espaço público, os grupos de teatro amador Jovidém, TERB e OsMusiké vão recriar performances sobre episódios e momentos relacionados com a ditadura. Às 17 horas, na Casa da Memória, com o apoio do Grupo DST e a colaboração da RUM, no âmbito da iniciativa “A Literatura e os Autores ao Vivo”, António Ferreira estará à conversa com o escritor Tiago Patrício sobre o seu mais recente livro “1975”.

O dia 25 de abril termina com um novo espetáculo no Centro Cultural Vila Flor. A partir das 22 horas, a criação artística “Tripla Personalidade”, de Alberto Fernandes, sobe ao palco do Pequeno Auditório, num concerto que explora três personalidades distintas, pertencentes ao mesmo ser, onde as novas tecnologias aplicadas às sonoridades convencionais criam um resultado inovador. A Academia de Artes Performativas (TOCA) e o Centro de Estudos Para as Artes Populares e Tradicionais (CEAPT) integram a produção deste concerto. A entrada é gratuita, mas será necessário proceder ao levantamento de bilhetes, dois por pessoa, durante o dia de sábado, na receção da Plataforma das Artes.


O programa de comemorações da Câmara Municipal de Guimarães continua no domingo e na segunda-feira. No dia 26 de abril, às 16 horas, Arnaldo Trindade, principal editor discográfico de José Afonso, estará na Casa da Memória para uma conversa sobre “A perspetiva editorial na resistência”, enquanto na noite de segunda-feira, 27 de abril, pelas 21:30 horas, realiza-se um debate no CAR – Círculo de Arte e Recreio, a partir do livro “Guimarães, Daqui Houve Resistência”, coordenado por César Machado. “As associações de Guimarães na Resistência à ditadura – o caso particular do Círculo de Arte e Recreio” é o tema da sessão."

fonte: Câmara Municipal de Guimarães

0 comentários:

Enviar um comentário