sábado, 19 de abril de 2014

Assembleia Popular a 27 de Abril... Apelo

Do Centro Cultural Vila Flor - Guimarães, recebemos a seguinte informação que passamos a divulgar:

"O dia 25 de abril de 1974 marcou indelevelmente a vida de Portugal, despertando o país de um torpor de quase 50 anos. Uma energia vital invadiu as ruas e as vontades, levando pessoas de todos os quadrantes a procurar modos de intervir nos destinos comuns e de habitar de forma plena os espaços públicos. Esta febre, que haveria de durar poucos anos, deixou contudo inúmeros e inspiradores vestígios: em imagens, palavras, intervenções de rua, publicações, memórias. Jaime Silva que, com Graça Morais e outros artistas, fundou o Grupo Puzzle, um dos coletivos de intervenção artística mais importantes da 2ª metade do século XX português, trabalhou em Guimarães como professor, na Escola João de Meira e na Escola Secundária Martins Sarmento. Para além de outras iniciativas que marcaram a memória da cidade, Jaime Silva protagonizou, com um grupo de crianças, a pintura de vários murais, designadamente no Largo da Oliveira e na Rua Serpa Pinto, comemorando o 1º de maio de 1976. 
Para esta “Assembleia Popular” convidamos em particular todos os que intervieram na realização destes murais e a população de Guimarães em geral para um reencontro com o pintor Jaime Silva e com imagens que registam esta ação. Evocando a energia dos primeiros anos após a Revolução dos Cravos e as expectativas que então se projetavam para o futuro, procuraremos refletir sobre os destinos que esse país e essas pessoas encontraram neste presente povoado de tantas incertezas. Para além de Jaime Silva, serão nossos convidados Elvira Leite, César Machado e Miguel Frazão. 
Na preparação deste encontro, pedimos a todo(a)s aquele(a)s  que tiverem em sua posse registos fotográficos daquela época que desejem partilhar num diaporama comum a ser projetado, que deixem uma cópia, em formato digital ou impresso, no CIAJG (Plataforma das Artes e da Criatividade), ao cuidado da equipa do Serviço Educativo, até ao dia 23 de abril." (fonte: Serviço Educativo)


Para saberes mais, acede ao link do CCVF na nossa coluna de favoritos.

PARTICIPA!


0 comentários:

Enviar um comentário