terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Perigos on-line... palestra na EB 2/3 de Briteiros


Da equipa PTE, do AE Briteiros, recebemos a seguinte noticia que passamos a publicar.

"Carlos Alves, inspetor do Departamento de Investigação Criminal da Policia Judiciária de Braga,  foi o conferencista convidado para uma palestra subordinada ao tema “Perigos online“, que se realizou no passado dia 7 de Fevereiro, na EB 2,3 de Briteiros.  Numa época marcada pela dependência tecnológica e relações “virtuais”, a Equipa PTE do Agrupamento, promotora desta iniciativa, considerou que, mesmo sabendo que grande parte dos presentes não teriam muitos conhecimentos tecnológicos, seria importante que adquirissem alguns conhecimentos que lhes permitam acompanhar os seus educandos e protegê-los de eventuais cibercrimes: disseminação de vírus, distribuição de material pornográfico (em especial infantil), humilhação online, perseguição online, fraudes bancárias, fraudes no comércio online, explorações, violação da propriedade intelectual, invasão de sites para deixar mensagens difamatórias, entrada  num sistema informático de forma ilegal ou sem ética, entre outros. A importância e excelente qualidade do conferencista justificou a presença de mais de uma centena de membros da comunidade educativa.
Esta atividade foi enquadrada na semana da Internet  Mais Segura, que decorre todos os anos na escola, para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura (11 de Fevereiro). Os presentes tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma peça de teatro, preparada pela turma do CEF de Acabamentos de Madeiras e Mobiliário, com a colaboração da coordenadora do Clube do Teatro, e uma música interpretada pelos alunos do 2º ciclo, ensaiados pela coordenadora do Clube de Música. A  peça de teatro era alusiva ao tema cibercrimes e finalizou com a mensagem:  as vítimas de cibercrimes ficam  marcadas para toda a vida. A canção estava relacionada com uma utilização segura da Internet, patente no seu refrão “Quando bem utilizada a Internet é uma aventura. Ter cuidado p´ra não ser insegura”. 
Este encontro, entre os vários membros da comunidade, terminou com a visita à exposição de cartazes, alguns produzidos pelos alunos do CEF e outros selecionados pelas equipas PTE e Biblioteca Escolar, que se encontra no átrio da escola, e um convívio, que, para além de ter muitas coisas doces, proporcionou momentos a sós com o Inspetor Carlos Silva, para esclarecimento de dúvidas.
Os promotores da atividade agradecem a todos os que contribuiram para que este tivesse sido um excelente momento de partilha de saberes e convívio entre membros da comunidade, que, verdadeiramente, se preocupam com o bem estar de todos e em especial dos nossos alunos."

O NE25A envia os mais calorosos parabéns aos promotores desta iniciativa.

0 comentários:

Enviar um comentário