quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 8 DE MARÇO

A comemoração anual, do dia Internacional da Mulher, a 8 de Março reporta-nos até ao ano de 1857, em que as operárias de uma indústria têxtil e de confecções de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, reivindicando a redução de um horário de mais de 16 horas, por dia, para 10 horas e a igualdade de salários, uma vez que recebiam menos de um terço do salário dos homens. Estas operárias, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, terá surgido um incêndio, morrendo queimadas cerca de 130 mulheres.
No século XX (1910), foi decidido, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher", em homenagem àquelas mulheres, que iniciaram a luta pela igualdade de direitos. A data foi celebrada pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e, em 1977, proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo, reconhecendo a importância e o contributo insubstituível da mulher na sociedade.
A comemoração desta data serve, por um lado, para recordar as conquistas das mulheres  e a luta contra preconceitos de índole racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico e, por outro lado, permite chamar a atenção para o papel e dignidade da mulher, levando a uma tomada de consciência do valor da pessoa, percebendo o seu papel na sociedade e alertando para limitações que, em diferentes regiões do mundo, lhe vêm sendo impostas.

Damiana Sousa

0 comentários:

Enviar um comentário