quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

O dia do Feminino

Fazendo um pouco de história, verifica-se que a data remonta aos princípios do século XX, tendo a sua origem concretamente na primeira manifestação de mulheres  na Rússia a 8 de Março de 1917, onde reivindicavam melhores condições de vida, de trabalho e de salários.
A partir daí a data foi sendo comemorada também no ocidente, mas não de forma continuada. Readquiriu força nos anos 60 e foi em 1977 que as Nações Unidas instituíram oficialmente o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher de forma a celebrar as conquistas destas ao longo dos tempos.
Reflectindo sobre o significado desta comemoração é inevitável concluir que ainda há muito a fazer. As notícias de discriminação ainda são muitas vindas de várias partes do mundo, mas mesmo no ocidente é bastante revelador o facto de ainda ser notícia sempre que uma mulher se destaca em cargos ou áreas tradicionalmente masculinas.
Seria no entanto interessante, nestes inícios do século XXI, equacionar não um dia da mulher, mas sim um Dia do Feminino. Mais do que continuar a insistir em integrar as mulheres num mundo masculino, pensado e organizado no masculino, assumir a dualidade de género na organização e estruturação do mundo.
É pois neste sentido, no de dar uma hipótese à “visão feminina do mundo”, que deveria ser comemorado este dia.

Armanda Gomes

0 comentários:

Enviar um comentário