quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Opinião... Presidenciais 2011.


"Eleições? Sistemas Eleitorais? Abstenção? Presidenciais? Estes são os temas que marcam a actualidade. Debatidos, comentados, filosofados, analisados; independentemente da forma como estes conceitos são abordados, a conclusão a que todos devemos chegar (ou pelo menos uma das muitas), deve ser imediata e intuitiva: as eleições são uma realidade do sistema político implementado em Portugal e devem ser encaradas com a máxima seriedade, apesar de por vezes serem levadas com excessiva leviandade. De dia para dia, de eleição para eleição, o nível de desinteresse relativamente a assuntos de teor político têm, progressivamente, aumentando e isso reflecte-se, por exemplo, nos níveis crescentes de abstenção, seja ela real, oficial ou técnica, ou nas baixas audiências dos debates presidenciais.
A principal característica do sistema democrático é a relevância política que é dada ao povo, sendo este o detentor último de todo o poder político. É dessa proposição que advém a tão famosa frase: “exercer o direito de voto não é uma obrigação legal, mas sim uma obrigação moral”.
Desse modo gostaria que estas minhas palavras, mais do que críticas ou até mesmo informativas, funcionassem como um apelo a todos os leitores do blog, especialmente jovens, para exercerem o seu direito de voto de uma forma racional, responsável e consciente. Escolham e optem consoante as ideias apresentadas pelos candidatos com que mais se identifiquem, debatam com os colegas de escola ou trabalho, defendam as vossas teorias e, sobretudo, ouçam as dos outros, porque só desta maneira é que vão conseguir adquirir informações necessárias e imprescindíveis para tomarem uma decisão mais ponderada. Nunca se esqueçam: o que hoje em dia nós consideramos e encaramos como um direito adquirido, em tempos era um sonho há muito perdido."
Luis Faria, cidadão eleitor pela 1ª vez

0 comentários:

Enviar um comentário