sábado, 22 de janeiro de 2011

Há 50 anos atrás... Operação Dulcineia!











22 de Janeiro de 1961.
O paquete português Stª Maria, com 600 passageiros e 350 tripulantes a bordo, é tomado por um comando revolucionário constituído por 23 homens. À frente deste grupo estava o Capitão Henrique Galvão, membro do Directório Revolucionário Ibérico de Libertação ( organização antifascista de luta contra as ditaduras Salazarista e Franquista).
Embora não tenham atingido nenhum dos seus objectivos estratégicos de longo prazo, conseguiram, através da imprensa internacional ( ex. do " Paris-Match"), ter um grande impacto a nível dos "media" mundiais.
Foi uma das principais operações de combate ao Salazarismo, num ano ( 1961), marcado por uma série de acontecimentos que abalaram a ditadura ( ataque a cadeias em Luanda, inicio da guerra colonial em Angola, tentativa de golpe de Botelho Moniz, operação Vagô, anexação de Goa, Damão e Díu pela União Indiana e o assalto ao quartel de Beja).
Para mais informações sobre o assalto ao Stª Maria, siga a hiperligação ( imagem do paquete).

1 comentários:

Anónimo disse...

meu pai ainda e vivo e conta tudo sobre o assalto ele foi um dos tripulantes que levou os feridos para a ilha de santa lucia e a sua versao e um pouco diferente sobre o que sem publicado sobre o assalto. e um dos dois tripulantes ainda vivos e nunca ninguem se lembrou de os entrevistar ele tem essa magoa tem agora 86 anos e um dia depararece tambem este niquinho da historia de portugal-nazare

Enviar um comentário