sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

13 de Fevereiro de 1965... o assassinato do General sem medo

Humberto Delgado, foi um militar português da Força Aérea que corporizou o principal movimento de tentativa de derrube do regime ditatorial do Estado Novo salazarista através de eleições. Foi derrotado nas eleições de 1958, num processo eleitoral fraudulento que deu a vitória ao candidato do regime vigente, Américo Tomás. Em 1959, na sequência da derrota eleitoral, vítima de represálias por parte do regime salazarista e alvo de ameaças por parte da polícia política, pede asilo político na Embaixada do Brasil, seguindo depois para o exílio neste país.
Convencido de que o regime não poderia ser derrubado por meios pacíficos promove a realização de um golpe de estado militar, que vem a ser concretizado em 1962 e que visava tomar o quartel de Beja e outras posições estratégicas importantes de Portugal. O golpe, porém, fracassou.
Pensando vir reunir-se com opositores ao regime do Estado Novo, Humberto Delgado dirigiu-se à fronteira espanhola em Los Almerines, perto de Olivença, em 13 de Fevereiro de 1965. Ao seu encontro vai um grupo de agentes da PIDE, liderados por Rosa Casaco. O agente Casimiro Monteiro assassina-o, bem como à sua secretária, Arajaryr Campos. Os corpos foram ocultados perto de Villanueva del Fresno, cerca de 30 km a sul do local do crime.


É esta a data que hoje recordamos!

Para saberes mais sobre a vida e obra do "General sem medo", consulta a nossa lista de Favoritos (coluna lateral deste blogue)

0 comentários:

Enviar um comentário