quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

11 de Fevererio de 1945... a conferência de Yalta


A Conferência de Yalta,  também chamada de Conferência da Crimeia, é composta por um conjunto de reuniões ocorridas entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 no Palácio Livadia, na estação balneária de Yalta, nas margens do Mar Negro, na Crimeia. Foi a segunda das três conferências em tempo de guerra (Teerão, Yalta e Potdsam) entre os líderes das principais nações aliadas (Churchill, Estaline, Roosevelt/Truman).

Os chefes de governo dos Estados Unidos (Franklin D. Roosevelt já na sua fase terminal de doença) e da União Soviética (Estaline), e o primeiro-ministro do Reino Unido (Winston Churchill) reuniram-se em segredo em Yalta para decidir o fim da Segunda Guerra Mundial e a repartição das zonas de influência entre o Oeste e o Leste, tendo assinado os acordos, a 11 de Fevereiro, que asseguravam um fim rápido da Guerra e a estabilidade do mundo, após a vitória final dos Aliados.
Estes acordos são essenciais para a compreensão do mundo pós-guerra, mesmo se suas interpretações pelos historiadores são diversas e variadas. As diretrizes afirmadas nesta reunião determinaram boa parte da ordem durante a Guerra Fria, demarcando as zonas de influência e ação dos blocos antagónicos (capitalista e socialista).
Em 1991, após a queda da União Soviética, o ambiente internacional entrou num período de transição, tendo-se abandonado, progressivamente as normas de Yalta e do período da Guerra Fria.

Para saberes mais sobre estes acordos, segue o "link" (imagem).

0 comentários:

Enviar um comentário