quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

11 de Fevereiro de 1990... libertação de Nelson Mandela

O mundo foi unânime ao considerar que a África do Sul estava perante um acto histórico, quando o então chefe de governo Frederik Willem de Klerk anunciou, a 2 de Fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela
Símbolo da luta da população negra contra o racismo, tornou-se, ao longo dos 28 anos que passou na cadeia, o prisioneiro mais famoso do mundo.
Nelson Rolihlahla Dalibhunga Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918. Seu pai era chefe da tribo Thembu, do povo xhosa. Nelson Mandela começou a estudar Direito na universidade para negros de Fort Hare, mas foi expulso por liderar uma greve estudantil. Em Joanesburgo, estagiou num escritório de advocacia e fez um curso de Direito por correspondência. Em 1942, graduou-se pela Universidade de Pretória e ingressou cedo no Congresso Nacional Africano (ANC). Esta associação tinha como principal plataforma politica a reivindicação de direitos e uma melhoria da qualidade de vida da maioria negra oprimida pelos brancos na África do Sul – inicialmente, através de contactos com lideranças políticas brancas e cartas com pedidos de apoio; mais tarde, organizando greves e manifestações.
Em 1952, Mandela abriu o primeiro escritório de advocacia para negros de Joanesburgo, uma ousadia tremenda, num país em que o regime diminuía a cada dia os direitos da população de cor. A situação política interna escalou de tal maneira que, em 1960, a polícia abriu fogo contra os que participavam de uma grande manifestação em Shaperville. Saldo da violência: 69 mortos e centenas de feridos. O governo decretou estado de excepção e mandou prender vários militantes, entre os quais Nelson Mandela.
O ANC e outros partidos e associações que criticavam o regime foram proibidos. Em Dezembro de 1961, Mandela ajudou a criar a ala militante Lança da Nação, tornando-se o primeiro comandante da organização clandestina especializada em sabotagem. Em 1962, saiu escondido do país para pedir apoio, principalmente financeiro, à sua causa.
Ao retornar à África do Sul, ainda no mesmo ano, foi preso e condenado a cinco anos de prisão por participar na organização de protestos. Em Outubro de 1963, Mandela e outros sete réus foram condenados à prisão perpétua, acusados de terem organizado 150 actos de sabotagem.
Até 1981, ele esteve na temida prisão de Robben Island, perto da Cidade do Cabo. Mais tarde foi transferido para o presídio de alta segurança de Pollsmoor. No dia 11 de Fevereiro de 1990, Nelson Mandela foi libertado.

Nos 28 anos em que ficou preso, a resistência dos negros sul-africanos contra o "apartheid" foi cada vez mais violenta, sendo também de salientar o papel da comunidade internacional que  também aumentou a pressão contra o governo sul-africano através de sanções e boicotes.

0 comentários:

Enviar um comentário