terça-feira, 27 de janeiro de 2015



A 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas entravam no campo de concentração de Auschwitz - foi há precisamente 70 anos. 
Simbolo máximo do terror do regime Nazi, Auschwitz era o nome de uma rede de campos de concentração localizados no sul da Polónia operados pelo Terceiro Reich nas áreas polacas anexadas pela Alemanha Nazi. 
A partir de 1940, o governo de Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área. A razão direta para sua construção foi o fato de que as prisões em massa de judeus, especialmente polacos, por toda a Europa que ia sendo conquistada pelas tropas nazis, excediam em grande número a capacidade das prisões convencionais até então existentes. Por outro lado, este processo desenvolve-se a partir da decisão de avançar na prática para a "solução final" do problema judaico.

Para saberes mais sobre “Auschwitz” aconselhamos a obra de Laurence Rees, “Auschiwtz -  Os Nazis e a solução final” ( Edições D. Quixote).
Aproveita também para veres este filme realizado por um dos soldados soviéticos que libertou este campo (este documentário tem imagens que podem chocar pela sua desumanidade).


0 comentários:

Enviar um comentário