domingo, 9 de novembro de 2014

O fim do Muro de Berlim e o inicio de um novo Mundo




O Muro de Berlim (Berliner Mauer) era uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a "Guerra Fria", que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental.
Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos com as suas alianças (Nato) e a República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético (com o Pacto de Varsóvia ou os países da denominada Cortina de Ferro). Construído a partir da madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental com ordens de atirar para matar (Ordem 101) os que tentassem escapar, o que provocou a morte a mais de 130 pessoas ( segundo as fontes mais recentes 138 mortos)

Durante a onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989 e após manifestações gigantescas como a de Leipzig, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, numa atmosfera de celebração.
Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs. Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase o todo da estrutura. A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990.
Para muitos é o fim da “Guerra Fria” e o inicio de uma nova era de paz e segurança; para outros, o inicio das tentativas de hegemonização alemã, sobre a Europa.

Para veres como foi o Muro e o dia da sua queda, sobre o qual se comemora hoje o 25.º aniversário, segue o "link" (imagem do derrube do Muro).

0 comentários:

Enviar um comentário