terça-feira, 11 de novembro de 2014

O Dia do Armisticio



O Armistício de 11 de novembro de 1918 assinala o fim das operações militares e consequente rendição da Alemanha perante os Aliados, provocando o fim da Primeira Guerra Mundial.
Durante esta guerra, morreram cerca de 10 milhões de pessoas, sobretudo na Europa, e ficaram inválidas mais 20 milhões. Só a França, que contava então 39,6 milhões de habitantes, perdeu 1,4 milhões de militares e 300.000 civis, ficando ainda com 4.266.000 feridos militares.
O Armistício foi assinado dentro de um vagão-restaurante, em Rethondes, na floresta de Compiègne. O qual teve efeito às 11 horas da manhã — a "undécima hora do undécimo dia do undécimo mês".
Os principais signatários foram o Marechal Ferdinand Foch, comandante-em-chefe das forças da Tríplice Entente, e Matthias Erzberger, representante alemão.

Após a assinatura do armistício, realizaram-se conversações de paz (Paris), onde são assinados um conjunto de tratados dos quais se destaca o “Tratado de Versalhes” ( para alguns uma das principais causas para a 2ª guerra mundial).


0 comentários:

Enviar um comentário