domingo, 10 de agosto de 2014

Melo Antunes: o sonhador pragmático

No dia do 15.º aniversário da sua morte (10 de Agosto de 199), recordamos a figura e a personalidade emblemáticas de Ernesto Melo Antunes. Militar e político português, nascido em 1933, em Lisboa, foi membro da direção do Movimento das Forças Armadas (MFA) e o principal criador do seu programa político. Foi ministro sem pasta entre julho de 1974 e maio de 1975. De março a julho de 1975 e de setembro deste ano a julho do seguinte, exerceu as funções de ministro dos Negócios Estrangeiros. Membro do Conselho da Revolução de 1975 até 1982, data em que o órgão se extinguiu, foi um dos signatários do Documento dos Nove, que representou um esforço contra a radicalização do processo revolucionário. Presidente da Comissão Constitucional desde 1976 até 1983, passou à reserva em 1981 com o posto de tenente-coronel.
Neste dia, aconselhamos a leitura da obra "Melo Antunes - O Sonhador Pragmático". Da autoria de Maria Manuela Cruzeiro, investigadora do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, lançado à estampa pela “Noticias Editorial”, é o resultado de 16 horas de gravações de entrevistas ao que foi considerado o ideólogo da "revolução dos cravos", compilando as memórias dessa época do autor dos principais textos programáticos do Movimento das Forças Armadas (MFA).

Gravadas ao longo de dois anos (de 1995 a 1997), na casa de Sintra de Ernesto Melo Antunes, as entrevistas revelam uma personalidade que "mistura o idealismo e um certo romantismo com uma faceta muito realista e pragmática".

0 comentários:

Enviar um comentário