sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia D... 70 anos após


Designa-se por Dia D, o conjunto de desembarques na levados a cabo pelos Aliados, a 6 de junho, de 1944. A chamada Operação “Overlord”, significou o principio do fim para o regime nazi e para as potências do Eixo, no teatro de operações Europeu da 2ª Guerra Mundial.
O assalto foi realizado em duas fases: um assalto aéreo de 24 mil britânicos, norte americanos, canadianos e  franceses (do exército da França Livre) aerotransportados pouco depois da meia-noite e um desembarque anfíbio da infantaria aliada e divisões blindadas na costa da França, com início às 6:30 da manhã. Havia também as operações de engodo montado sob os codinomes Operação Glimmer e Operação Tributável para distrair as forças da Alemanha nazis.

A operação foi a maior invasão anfíbia de todos os tempos, com o desembarque de mais de 160 mil soldados em 6 de junho de 1944. 195.7004 marinheiros das marinhas navais e mercantes aliadas em mais de 5.000 navios foram envolvidos na operação. Os desembarques ocorreram ao longo de um trecho de 80 km na costa da Normandia dividida em cinco setores nas célebres praias com os nomes de código Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.


Para recordarmos este dia, propomos que vejas estas fotos de algumas das zonas que há 70 anos, foram palco dos mais sangrentos combates na Normandia. Estas fotos foram-nos cedidas pela professora Lucinda Palhares (membro do NE25A).




0 comentários:

Enviar um comentário