sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A propósito do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

Não podíamos deixar passar o dia. 
Assim, é com muito gosto que publicamos um texto da autoria da professora Beatriz Costa (Coordenadora de Educação para a saúde do AVE Briteiros), à qual agradecemos a colaboração.

Para saberes mais, segue o "link" (imagem)

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama
30 de outubro
"Em Portugal o cancro da mama é o cancro feminino com maior incidência e com maior taxa de mortalidade. Anualmente surgem cerca de 4500 novos casos e morrem 1500 mulheres todos os anos, dados referidos pela Associação Laço que tem como missão promover um impacto significativo na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama no nosso país (em http://www.laco.pt).
Em Portugal são várias as iniciativas, as campanhas e os projetos desenvolvidos com o objetivo de prevenir e diagnosticar atempadamente o cancro da mama, já que 90% dos casos são curáveis, se forem detetados e tratados corretamente.
A escola tem um papel fundamental na prevenção do cancro, designadamente do cancro da mama devido à sua elevada incidência. A Educação para a Saúde abrange áreas essenciais na prevenção do cancro da mama:
§  Alimentação/Atividade Física - promove hábitos alimentares saudáveis e cria atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação. Segundo vários estudos, o tipo de alimentação está, de alguma forma, relacionado com o risco de cancro da mama. 
§  Educação Sexual - aumenta conhecimentos e desenvolve competências, atitudes e comportamentos adequados face à sexualidade, designadamente na dimensão biológica, nos conteúdos relativos ao corpo. Segundo alguns autores, o autoexame da mama é uma técnica de prevenção do cancro e todas as mulheres devem realizar a palpação mamária a partir dos 20 anos.
Educar para a Saúde é promover hábitos de vida saudáveis. Portanto, a escola promove conhecimentos, desenvolve competências e cria atitudes primordiais na prevenção do cancro da mama.
A Educação para a Saúde abrange toda a comunidade educativa através de projetos, de programas e da transversalidade curricular. Constitui, assim, um importante contributo para a formação pessoal e social, ganhando cada vez mais relevância na sociedade e na época em que vivemos."
                                                                                                         Beatriz Costa
                                                                            (Coordenadora de Educação para a Saúde do AVE Briteiros)

0 comentários:

Enviar um comentário