segunda-feira, 12 de novembro de 2012

39 anos após... Aveiras de Cima

Passam hoje, no anonimato, 39 anos sobre uma das reuniões mais importantes preparatórias da Revolução dos Cravos, realizadas pelo MFA.
Com efeito, no dia 12 de Novembro de 1973, reuniu a Comissão Coordenadora do MFA em Aveiras de Cima. Esta reunião surge no seguimento de uma anterior ( realizada a 10 de novembro ) e em que se agudizam os conflitos no seio da Comissão sobre a evolução do papel do MFA: de um lado, Mariz Femandes e Sanches Osório, defendendo uma ação mais virada para a resolução dos problemas profissionais na mais estrita legalidade; do outro lado, Vasco Lourenço e Diniz de Almeida, defendendo o avanço qualitativo do Movimento, sem exclusão de qualquer hipótese ( incluindo a ação armada). Tal facto leva à demissão da Comissão Coordenadora, a qual se passa a considerar em funções apenas até à eleição, pela Comissão Consultiva, de uma nova Comissão Coordenadora. 

Para saberes mais, consulta os sites da Associação 25 de Abril e o Centro de Documentação 25 de Abril ( UC) - ambos os "links" estão na coluna de favoritos

0 comentários:

Enviar um comentário