segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Consul de Bordéus... estreia a 8 de Novembro



Realizado por Francisco Manso e João Correa, com argumento de António Torrado e João Nunes e interpretações de Vitor Norte, Carlos Paulo, João Cabral, Laura Soveral, Leonor Seixas e São José Correia (entre outros), estreia no próximo dia 8 de Novembro " Aristides de Sousa Mendes - O Consul de Bordéus", o filme que retrata a gesta de Aristides de Sousa Mendes.
Durante a segunda guerra mundial (1939 -1945), com a invasão de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal de forma a fugirem da barbárie nazi. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis.

Aconselhamos vivamente o filme bem como a proposta de leitura que fizemos em 25 de Julho de 2011 " Aristides de Sousa Mendes - Um Homem Bom". Aconselhamos também a visita ao  blogue "Os amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes" (link na imagem).

0 comentários:

Enviar um comentário