domingo, 22 de abril de 2012

"Dias da Revolução 2012"... CIDADANIA(S)

Image and video hosting by TinyPic
Ao 4º dia dos " Dias da Revolução 2012", realizamos, hoje 21 de Abril, no auditório da ESCT, o seminário "Cidadanias" ( organização conjunta do NE25A e do Centro de Formação Francisco de Holanda). Durante o dia e num auditório lotado com docentes, alunos ( de várias escolas e agrupamentos) e membros da comunidade, discutiram-se temas como a cidadania, a democracia e as perspectivas educativas e sociais de Portugal. Foi possível ouvirmos e dialogarmos com personalidades como o Dr. Almerindo Afonso (UM), Dr. Pedro Bacelar (UM) e Drª Francisca Abreu (CMG), sobre a perspectiva da promoção ( ou não) da cidadania no nosso país e nas nossas vivências diárias. O painel da tarde foi reservado para as comunicações das gentes que fizeram e viveram mais intensamente Abril de 1974. Mais uma vez, fomos contagiados pelo magnetismo  de Otelo Saraiva de Carvalho, pelos grãos de inquietação lançados por Conceição Rios e pela poesia de vida de Salgado Almeida.
Para fechar com chave de ouro, actuaram "OsMusiké" para  uma plateia entusiástica.

O NE25A  agradece a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da actividade.

6 comentários:

Filipa Freitas disse...

Adorei muito esta experiência dos testemunhos do 25 de Abril. Aprendi coisas que não sabia e diverti-me muito com as rimas do professor Salgado Almeida.
Também foi uma esperiência única entregar a lembrança ao Coronel Otelo Saraiva de Carvalho...
Gostei muito...

Ana Barbosa disse...

Eu adorei a forma dos termos como os testemunhas falavam. Gostei imenso da participação de adultos, jovens e até algumas crianças. Para além disso a atuação do grupo foi um espetáculo e toda a gente adorou.

Filipa Catarina disse...

Esta foi mais uma grande iniciativa do NE25A que juntou várias personalidades que viveram o 25 de abril de uma forma tão diferente e tão igual ao mesmo tempo. Este seminário e posteriormente a abertura da exposição foram um excelente começo para os Dias da Revolução 2012 e deixaram-nos com um misto de curiosidade e de expetativa para o resto destas comemorações do 25 de abril promovidas pelo núcleo.

Cláudia Oliveira disse...

Gostei muito de poder participar no seminário achei que abordaram temas muitos interessantes e importantes , para os momentos que estamos a viver.Achei mesmo muito importante para nós mais jovens que não vivemos o 25 de abril ouvirmos as testemunhas que nele participaram. Assim percebemos a grande importância qsue o 25 de abril teve para a história de Portugal.

Anónimo disse...

Foi uma boa conversa , onde se discutiram bons temas , alguns sobre os exames da escola , entre outros assuntos, gostei imenso , porque fiquei a conhecer a opiniao de muita gente.
Eduardo Alves

Anónimo disse...

Gostei muito do seminário, pois foi discutido vários temas interessantes sobre a actualidade, ouvindo a opinião de muitas pessoas.
Rita Esteves

Enviar um comentário