segunda-feira, 25 de julho de 2011

Leituras em Dia... "Aristides de Sousa Mendes - Um Homem Bom"

"Aristides de Sousa Mendes- Um Homem Bom", é uma obra de Rui Afonso, editada pela "Texto Editores", revista e ampliada com base no original do autor publicado em 1995.


Neste livro, o autor traça o quadro de acções levada a acabo pelo Cônsul Português em Bordéus, no sentido da emissão de milhares de vistos que permitiram a saída da França invadida pelos Nazis ( 1940) e a entrada no Portugal neutral da 2ª guerra mundial, dos " indesejáveis" ( judeus, opositores ao nazismo). A emissão destes vistos sem autorização prévia do Ministro dos Estrangeiros Português, António Oliveira Salazar, fez com que Aristides Sousa Mendes fosse expulso da carreira diplomática, e vivesse até à sua morte em 1954, na miséria.

Só em 1987, pela mão do Presidente da República Mário Soares, o Portugal democrático lhe reconheceu os méritos: primeiro através da entrega a título póstumo da " Ordem da Liberdade" e, em 1989, a Assembleia da República reeintegrou-o no serviço diplomático por unanimidade e aclamação.

Foi Aristides de Sousa Mendes, um dos portugueses que não se limitou a defender valores e princípios; antes colocou-os em prática.

0 comentários:

Enviar um comentário