segunda-feira, 18 de julho de 2011

93 Anos. PARABÉNS MADIBA!


Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de Julho de 1918).

Lutador contra o “ Apartheid” (regime racista que vigorou na África do Sukl entre 1948 e 1994), adere ao Congresso do Povo (depois ANC), um dos responsáveis pela divulgação da “Carta da Liberdade” (manifesto de luta contra o regime).

Após o massacre de SHARPEVILLHE ( 1961), em que a policia sul africana atira sobre manifestantes negros desarmados provocando a morte de 69 pessoas e ferindo mais de 180, Mandela abandona aluta pacífica ( baseada na imagem de Ghandi) e passa a advogar o recurso à luta armada.

Torna-se comandante do braço armado do ANC, ("Lança da Nação") e passa a coordenar uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo. Em Agosto de 1962 Nelson Mandela é preso e condenado a 5 anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 2 de Junho de 1967 foi condenado novamente, dessa vez a prisão perpétua (apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planear acções armadas, em particular sabotagem (o que Mandela sempre admitiu) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela sempre negou).

Recusa a liberdade condicional em troca do apelo ao fim da luta armada contra o regime (Fevereiro de 1985) continuando na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do ANC e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de Fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.

Mandela recebe em 1989 o Prêmio Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos, e em 1993, com Frederick de Klerk, recebe o Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país. Mandela comandou a transição do regime, ganhando respeito internacional por sua luta em favor da reconciliação interna e externa.

A sua vida foi brilhantemente retratada nos filmes “Invictus” (2009) e "Goodbye Bafana" (2007)

Na África do Sul também é conhecido como 'Madiba', um título honorário adotado por membros do clã de Mandela.

Para saberes mais sobre um dos grandes Homens do nosso Mundo, segue o "link" ( imagem).

0 comentários:

Enviar um comentário