sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Camarate... 4 de Dezembro de 1980

A 4 de Dezembro de 1980 no climax de uma campanha eleitoral para a presidência da Republica protagonizada entre Ramalho Eanes e Soares Carneiro, despenha-se sob o bairro de Camarate um avião Cessna. Neste seguiam o primeiro ministro de Portugal e líder do PPD/PSD, Francisco Sá Carneiro e o ministro da Defesa e um dos mais brilhantes parlamentares portugueses, Adelino Amaro da Costa ( CDS). Neste acidente, que muitos consideram ter sido um atentado, pereceram também mais 5 vitimas.
Neste dia e como forma de conhecermos cada vez mais sobre o Portugal em democracia, aconselhamos a leitura das seguintes obras:


da jornalista Maria João Avillez, a OL reedita " Francisco Sá Carneiro - Solidão e Poder". Esta obra pretende retratar o homem e o político, indispensável para conhecer e perceber o período pós 25 de Abril;






da autoria de Maria do Rosário Carneiro e da jornalista Célia Pedroso, com prefácio de Mário Soares, chegou ás livrarias a primeira biografia de Adelino Amaro da Costa. Naturalmente é dado um maior ênfase à componente política do Homem, considerado um dos grandes ideólogos do " centrismo".


0 comentários:

Enviar um comentário