quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

10 de Dezembro - 62 Anos Após!



A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pela ONU em 10 de Dezembro de 1948, por um Mundo ainda chocado com a selvajaria causada pela IIª Guerra Mundial (1939-45).
Embora não seja um documento que representa qualquer obrigatoriedade legal, serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) e esses sim, com força legal: o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos, e o Tratado Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais.
A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objectivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adopção de medidas progressivas de carácter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e o seu respeito universal e efectivo, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua alçada.

Neste dia, em que se celebram os 62 anos da assinatura desta Declaração, deixamos uma série de cartazes em “Publisher”, feitos pelos alunos da turma 8ºB, da E.B. 2/3 de Briteiros, onde tentam mostrar a sua visão de alguns artigos da Declaração.
Deixamos também uma aplicação "Power Point" sobre um dos principais problemas ainda existentes relativamente ao cumprimento da Declaração: a questão dos REFUGIADOS. Para visualizar e descarregar estes materiais, siga a hiperligação (imagem).

1 comentários:

Valdecy Alves disse...

Precisamos cada vez mais divulgar para cada pessoa, de todas as idades, de todas nacionalidades, credos de todas faixas etárias... a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia matéria sobre o tema em: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/12/direitos-humanos-declaracao-universal.html

Enviar um comentário