quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

3 X 1 de Dezembro...


O 1º de Dezembro de luta. Neste dia comemora-se o " Dia Mundial da Luta contra a Sida". Pretende-se, neste dia, sensibilizar e actualizar a atenção das comunidades humanas para este problema. Propomos que aceda ao link da Associação Abraço ( imagem), para que se mantenha desperto e atento a um dos maiores problemas das sociedades contemporâneas.




Celebram-se hoje os 370 anos sobre a Restauração da Independência de Portugal. A 1 de Dezembro de 1640 e após alguns anos, particularmente a partir de 1630, de contestação e revoltas relativamente ao domínío Filipino, um grupo de nobres portugueses, apoiantes de D. João ( Duque de Bragança), irrompeu no Paço Real ( Lisboa) e expulsou a Duquesa de Mântua ( vice rei de Portugal em nome de Filipe III - IV de Espanha).
Neste dia procede-se à aclamação de D. João como Rei de Portugal ( D. João IV), dando inicio à Dinastia de Bragança ( deposta em 5 de Outubro de 1910).





Talvez o 1º de Dezembro menos conhecido e publicitado em Portugal ( mas que o NE25A não esquece), por oposição aos dois anteriores.
37 anos atrás ( 1973), reuniram-se na vila de Óbidos cerca de 180 oficiais das Forças Armadas em representação de 420 camaradas. Nesta reunião o MFA consolidou-se de uma forma decisiva, tendo sido eleita a primeira comissão organizadora do " Movimento dos Capitães " ( Vasco Lourenço, Marques Júnior, Hugo dos Santos, Otelo Saraiva de Carvalho, Sousa e Castro, Salgueiro Maia, Manuel MOnge, Miquelina Simões, Neves Rosa, Mourato Grilo, Pinto Soares, Luis Macedo, Manuel Geraldes, José Maria Azevedo e Torres, Fialho da Rosa, e Pinto Castro).
Numa edição da Câmara Municipal de Óbidos e da Associação de Defesa do Património do Concelho de Óbidos, da colecção " Essencial - Descobrir Óbidos", aconselhamos a análise do " Apontamentos da Reunião de Óbidos", lançado em 2003.


0 comentários:

Enviar um comentário