


Faz hoje, dia 4 de Outubro de 2010, 100 anos sobre as operações militares em Lisboa, que conduziram à Instauração da República.
De acordo com fonte segura, " ... após a sublevação dos principais quarteis de marinheiros, de navios de guerra fundeados no Tejo e de 2 unidades do exército ( Artilharia 1 e Infantaria 16), apoiados por Carbonários, os revolucionários juntam-se no Largo Carmo e dali tentam avançar para o Quartel do Carmo, mas verificam que não têm forças suficientes para prosseguir o plano e decidem concentrar-se na Rotunda, onde se barricam sob o comando do comissário naval, Machado dos Santos. O almirante Cândido dos Reis, desesperado com o ( possível) fracasso da revolução, suicida-se.
A mãe de D.Manuel II, rainha D.ª Amélia, e a avó, rainha D.ª Maria Pia, que se encontravam no Palácio da Pena, em Sintra, decidem ir para Mafra juntar-se ao Rei.
Muitos republicanos, civis e militares, decidem juntar-se ao grupo barricado na Rotunda, levando consigo armas e munições. As tropas monárquicas de Paiva Couceiro abrem fogo sobre os republicanos barricados na Rotunda.
Brevemente mais informações sobre a situação.
Fonte: " Portal do Centenário"
0 comentários:
Enviar um comentário