sábado, 16 de março de 2013

Após 39 anos... a revolta das Caldas da Rainha



No dia 16 de Março de 1974, às 04h00 da madrugada, uma coluna do Regimento de Infantaria 5 ( RI5) das Caldas da Rainha passa os portões do aquartelamento, comandada pelo capitão Armando Marques Ramos. Pretende executar um golpe militar, marchando sobre Lisboa e depondo o Governo. Apenas a três quilómetros da capital terá a noção de que se encontra isolada.
Um precipitado e deficiente planeamento da acção leva ao seu fracasso, sendo presos quase duas centenas de militares - oficiais, sargentos e praças - entre os quais o tenente-coronel João de Almeida Bruno, majores Manuel Monge e António Casanova Ferreira e capitães Marques Ramos e Virgílio Varela. Constituiu,segundo alguns dos elementos do MFA (ver " Alvorada em Abril" de Otelo Saraiva de Carvalho e "Vasco Lourenço: do interior da Revolução", de Vasco Lourenço), um importante balão de ensaio para o 25 de Abril.

Para recordarmos esta data, propomos a análise da intervenção efetuada pelo major general Adelino de Matos Coelho (à data tenente  de Infantaria, em 16 de Março de 1974, integrou a coluna militar do RI 5 e foi preso na sequência do fracasso), realizada a 16 de Março de 2007, no colóquio-debate " Discutir a revolta de 16 de Março de 1974", organizada pelo Centro de Documentação 25 de Abril e Delegação de Coimbra da Associação 25 de Abril.

Trata-se de um retrato fiel de quem efetivamente viveu o dia e que está disponível seguindo o "link" ( imagem)

0 comentários:

Enviar um comentário