quinta-feira, 11 de novembro de 2010

92 Anos Depois!




Comemoram-se hoje, dia 11 de Novembro de 2010, os 92 anos da assinatura do Armistício de Compiégne. O armistício foi o tratado que colocou um ponto final ás operações militares decorrentes da 1ª Guerra Mundial (1914-18/19), entre os Aliados e o Império Alemão. Da parte Aliada o principal signatário foi o Marechal Ferdinand Foch e da parte Alemã, Matthias Erzberger.
Após a assinatura os participantes no conflito reuniram-se em Paris ( Conferência de Paz), de onde saíram vários tratados dos quais, os mais significativos foram o Tratado de Versalhes e a criação da Sociedade das Nações.

Não podemos esquecer a participação de Portugal nesta Guerra. O CEP (Corpo Expedicionário Português). A estadia do CEP em França foi sempre muito atribulada, não tendo havido a substituição de efectivos, devido aos navios britânicos necessários para isso, terem sido requisitados para o transporte das tropas americanas para a Europa e porque alguns dos oficiais que conseguiam vir a Portugal, já não voltavam para o seu posto em França.
Após La Lys, o governo de Sidónio Pais afirmou tentar enviar mais 10 a 15 mil homens, mas esse envio nem nunca foi efectivamente concretizado.
Neste esforço de guerra, chegaram a estar mobilizados quase 200 mil homens. As perdas atingiram quase 10 mil mortos e milhares de feridos, além de custos económicos e sociais gravemente superiores à capacidade nacional. Os objectivos que levaram os responsáveis políticos portugueses a entrar na guerra saíram gorados na sua quase totalidade.
A unidade nacional não foi conseguida por este meio e a instabilidade política acentuar-se-ia até à queda do regime democrático em 1926.

0 comentários:

Enviar um comentário