sábado, 12 de junho de 2010

25 Anos Depois...

Passam hoje 25 anos da assinatura do Tratado de adesão de Portugal à CEE (Comunidade Económica Europeia posteriormente UE/ União Europeia. A 12 de Junho de 1985 e após um longo processo de negociações que durou 8 anos e um dia, Portugal, pela mão do primeiro ministro Mário Soares, assinou no Mosteiro dos Jerónimos, o tratado que admitiu finalmente Portugal como membro de pleno direito da Comunidade Económica Europeia (CEE). Na mesma cerimónia, também a Espanha pela mão do primeiro ministro Felipe Gonzales, foi admitida como membro de pleno direito na CEE.

Para Portugal esta entrada é uma das grandes consequências do 25 de Abril. A Revolução dos Cravos vem por fim a uma política económica em desagregação, com enorme dependência externa, com uma população a viver em más condições de vida e fraco poder de compra e com a perda do mercado colonial. Assim e no espírito dos 3 Ds (Democratizar, Descolonizar, Desenvolver), Portugal vira-se para a Europa. A entrada na CEE verificou-se numa conjuntura de grandes mudanças estruturais dentro da própria organização europeia facto que várias vezes conduziu a um atraso das negociações da adesão.

O pedido de adesão foi formalmente aceite a 28 de Março de 1977, tendo apenas sido aprovado a 29 de Março de 1985, depois de muita pressão do governo do Bloco Central (PS e PSD). Durante este período a as instituições europeias foram-se certificando da credibilidade e solidez do novo sistema político e concedendo ao mesmo tempo algumas ajudas monetárias ao abrigo dos acordos realizados.



0 comentários:

Enviar um comentário