sexta-feira, 11 de setembro de 2015

3 vezes 11 de setembro


11/09/1973

O fim do estado democrático no Chile. 
O governo do presidente Salvador Allende, foi deposto no seguimento de um golpe de estado iniciado na madrugada de 11 de setembro e que  recebeu a adesão, na capital, das três armas e do Corpo de Carabineiros, numa operação comandada pelo general Augusto Pinochet. Os confrontos nas ruas foi caracterizado pelo massacre nos bairros operários e fábricas ocupadas responsável por cerca de 10 mil mortos e milhares de prisões; o ataque ao Palácio de La Moneda, onde Allende resistiu e acabou assassinado ( ou se suicidou segundo outras fontes), completou a vitória da extrema direita e da CIA sobre as forças de esquerda e extrema esquerda chilenas.



11/09/ 1985

O mais trágico acidente ferroviário em Portugal.
Nesse dia o comboio Sud-Express com destino a Paris,chocou em Alcafache, com o comboio Regional que seguia para Coimbra. Muitos passageiros, sobretudo emigrantes, morreram carbonizados. Ainda hoje, é considerado o pior acidente ferroviário em Portugal. 
Entre os 460 passageiros que viajavam nos dois comboios sinistrados foram confirmados 49 mortos, embora apenas tenha sido possível reconhecer 14. E 64 passageiros continuam dados como desaparecidos. Ao todo estão confirmadas para cima de uma centena de vítimas. Dados mais recentes, apontam para uma estimativa entre as 120 e 150 vítimas mortais.



11/09/2001

Os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, chamados também de atentados de 11/09, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela al-Qaeda aos Estados Unidos. Nesse dia, 19 terroristas da al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores intencionalmente colidiram com dois dos aviões contra as Torres Gémeas do World Trade Center em Nova Iorque, símbolo do capitalismo, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os edifícios ruiram em duas horas, destruindo prédios vizinhos e causando outros danos. Um terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, centro das FA Norte Americanas e um quarto avião caiu num campo próximo deShanksville, na Pensilvânia, depois de alguns dos passageiros e tripulantes tentarem retomar o controlo do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington.O número total de mortos nos ataques foi 2 996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas eram civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países.Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da chamada “Guerra ao Terror”: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o regime Taliban, apoiante da “Al-Qaeda” e de Bin-Laden ( eliminado no Paquistão em 1 de Maio de 2011 por tropas especiais dos EUA) .



0 comentários:

Enviar um comentário