quarta-feira, 6 de maio de 2015

Rendição Nazi... primeira assinatura a 7 de maio de 1945

Para a história, o 8 de maio de 1945 é a data oficial da capitulação da Alemanha nazista ao final da Segunda Guerra Mundial, mas o primeiro ato aconteceu, na verdade, um dia antes, 7 de maio, em Reims (França), enquanto que o definitivo foi concluído na noite de 8 para 9 de maio em Berlim.
O primeiro documento de rendição foi assinado pelo general Alfred Jodl, chefe do Estado-Maior da Wehrmacht, em 7 de maio de 1945, no quartel-general americano de Reims (leste da França).
Do lado dos vencedores, a ata foi rubricada pelo general Walter Bodell-Smith, chefe do Estado-Maior do general Dwight Eisenhower, comandante supremo dos Aliados, e o general soviético Ivan Susloparov.
O general francês François Sevez, chefe do Estado-Maior do general Charles de Gaulle, foi convidado para assiná-lo na qualidade de simples testemunha.

Tratava-se de uma ata puramente militar de rendição (Act of Military Surrender), que exigia das tropas alemãs o fim dos combates em 8 de maio, às 23h01 (hora da Europa Central) e que obedecessem às ordens impostas.

0 comentários:

Enviar um comentário