quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Leipzig, 9 de Outubro de 1989... o inicio do fim do Muro de Berlim

O 9 de Outubro de 1989 é um dos dias  marcantes para mais uma das conquistas da Liberdade.
Nessa segunda-feira, o mundo assistiu estupefacto aos gritos de  70 mil pessoas, que se juntaram em Leipzig para protestar contra o SED, o então partido estatal da RDA. Ficou célebre o grito “Wir sind das Volk” (nós somos o povo).
Uma manifestação de massa, contra o estado totalitário comunista, que não percebeu o que o povo queria: liberdade. Não só liberdade na vida e na sociedade, mas também liberdade de viajar e, ainda mais importante, a liberdade de viajar para fora.
Enquanto uns protestavam nas ruas, de forma cada vez mais poderosa, contra a ditadura estatal, todas as segundas-feiras – não apenas em Leipzig, mas também em Halle e em Eisenhüttenstadt –, dezenas de milhares, deixavam a RDA, a maioria de forma ilegal.
Dois dias antes, a 7 de outubro, a RDA havia celebrado seu 40º aniversário, sem perceber os sinais dos tempos, o desejo de mudança ( tantas vezes personificada pela “perestroika” e a “glasnost” de Mikail Gorbatchev)
Quatro semanas de manifestações e comícios culminaram no fim das divisões alemã e europeia, com o derrube do Muro de Berlim, a 9 de Novembro. Foi o dia em que o povo perdeu o medo da ditadura.

0 comentários:

Enviar um comentário