quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Em exibição hoje... Catembe





O filme “Catembe”, realizado por Faria de Almeida e  coproduzido pelo realizador e António da Cunha Telles em 1964 a partir de Lisboa e Lourenço Marques ( atual Maputo), onde foi filmado, vai ser exibido hoje publicamente, em sessão promovida pela Cinemateca
" Catembe"tem o título de filme português mais censurado de sempre: estreou em 1965, no cinema Império, numa versão censurada por 103 cortes de censura  (mesmo assim foi  interdito pela censura pouco depois). Foi exibido publicamente poucas vezes depois de 1974, e é projetado na Cinemateca, pela terceira vez desde 1980, na cópia 35mm atualmente existente, com degradação cromática.
“Catembe” faz parte do lote de obras da coleção da Cinemateca que não foram ainda preservadas, razão pela qual o filme tem sido muito pouco visto fora do contexto específico de visionamentos de investigações. A oportunidade de projeção dos materiais existentes a esta data do filme de Faria de Almeida corre o risco de o exibir nas más condições em que é possível fazê-lo chamando a atenção para a importância histórica da obra, incontornável da cinematografia dos anos 1960 portugueses em que propôs uma reflexão sobre a presença de Portugal em África em anos de Guerra Colonial.

A sessão de “Catembe” inclui a projeção de onze minutos de cortes de censura, depositados na Cinemateca por Faria de Almeida à semelhança dos restantes materiais do filme.

Para saberes mais, segue o "link" ( imagem).

0 comentários:

Enviar um comentário