sexta-feira, 11 de março de 2011

11-M... 7 anos após!



Os atentados de quinta-feira, 11 de Março de 2004, também conhecidos como 11-M, foram uma série de ataques terroristas cometidos em quatro comboios da rede ferroviária de Madrid, capital da Espanha.
Tratou-se do mais grave atentado cometido em Espanha até hoje, com 10 explosões praticamente em simultâneo em quatro comboios na hora de ponta da manhã. As bombas estavam no interior de mochilas carregadas com TNT. As explosões ocorreram entre as 7:39 e as 7:42 da manhã nas estações de Atocha (3 bombas), El Pozo (2 bombas), Santa Eugenia (1 bomba) e num comboio a caminho de Atocha (4 bombas).
Morreram 191 pessoas e mais de 1.700 ficaram feridas.
O comando terrorista foi encontrado e cercado pela polícia espanhola poucas semanas depois em Leganês. Os seus membros fizeram explodir o apartamento em que se tinham entrincheirado, quando os GEO iniciaram o assalto, suicidando-se. Nesta acção morreram todos os membros presentes da célula terrorista e um agente do GEO.
Em 31 de Outubro de 2007 foi conhecida a sentença a aplicar aos membros sobreviventes da célula terrorista. Um dos autores materiais, Jamal Zougam, respondeu por 191 homicídios e 1856 tentativas de homicídio, e foi condenado a 30 anos de prisão por cada um dos homicídios e 20 por cada uma das tentativas, e ainda a 12 anos de prisão por associação criminosa. A mesma sentença foi aplicada a Otman el Gnaoui. Ambos recebem assim um máximo acumulado de 30 anos, segundo a lei espanhola. Outros membros foram condenados a penas menores.
O indivíduo tido como principal suspeito — Rabei Osman, de alcunha O Egípcio — foi declarado inocente por insuficiência de provas.

0 comentários:

Enviar um comentário