domingo, 19 de julho de 2015

Centenário de Virginia de Moura... na Biblioteca Municipal Raul Brandão

 





A Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães, acolhe até ao final do mês de julho uma exposição que assinala o centenário de vimaranense Virgínia de Moura, nascida a 19 de julho de 1915, conhecida pela sua resistência política ao Estado Novo e por ter sido a primeira engenheira civil que se formou em Portugal.

A  exposição “Virgínia de Moura - Centenário (1915-2015)”,ou a“Engenheira Comunista”, como também era conhecida, esteve sempre ligada quando a revolução foi defendida nas grandes conquistas sociais e nas transformações que vieram a ser consagradas na Constituição da República. Natural de São Martinho do Conde, era filha de mãe solteira, uma professora primária que enfrentou situações de injustiça, incluindo da família, pelo facto de ter sido mãe sem estar casada. Aos 10 anos, entrou no Liceu, em Guimarães, apesar das dificuldades económicas da mãe. No Porto, conheceu António Lobão Vital, o seu companheiro, a quem se dedicou toda a vida, tendo contraído matrimónio em setembro de 1935. 
Virgínia de Moura fez ativamente parte do MUNAF, MUD, MND, Juntas Patrióticas, CDE, integrando sempre os movimentos de candidatura de Norton de Matos e do General Humberto Delgado. «Em tudo que traduz Abril, ao menor esforço sinto o braço amigo do companheiro da minha vida e o revolucionário sempre confiante no nosso 25 de Abril - o camarada Lobão Vital. A minha mãe foi a Mulher que serenamente nos acompanhou e esperou, sem duvidar, que o Mundo com que também sonhou na sua juventude, estava próximo», lê-se no livro “Mulher de Abril: Álbum de memórias”.


0 comentários:

Enviar um comentário