quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mo Yan...Nobel da Literatura 2012




A Academia Sueca premiou com o Nobel de Literatura 2012 , Mo Yan ( Guan Moye é o seu nome real), um dos principais escritores em atividade na China, que cinde na sua obra o conto, a história e o contemporâneo.
Segundo a Academia, Mo Yan criou um universo literário de grande complexidade, que, segundo a Academia Sueca, pode ser comparado com o de narradores do nível de Gabriel García Márquez e William Faulkner.
É o primeiro chinês radicado no  seu país a receber o Nobel de Literatura, já que Gao Xijian residia na França e tinha nacionalidade francesa quando ganhou o prémio em 2000.
O Nobel de Literatura 2012, avaliado em 8 milhões de coroas suecas , 20% a menos que no último ano, foi arrebatado pelo poeta sueco Tomas Tranströmer, em 2011, e pelo peruano Mario Vargas Llosa, em 2010.
A semana do Nobel começou na segunda-feira com a concessão do prêmio de Medicina ao britânico John B. Gurdon e ao japonês Shinya Yamanaka e continuou na terça-feira com o anúncio do de Física, ao francês Serge Haroche e ao americano David J. Wineland.
Após a divulgação do Nobel Literatura, a expectativa agora gira em torno do da Paz, que será divulgado nesta sexta-feira, enquanto o de Economia só será anunciado na segunda.
A entrega dos prémios Nobel será feita, de acordo com a tradição, em duas cerimónias paralelas no dia 10 de dezembro - em Oslo para o da Paz e em Estocolmo aos restantes -, coincidindo com o aniversário da morte de Alfred Nobel.

Para saberes mais sobre os prémios Nobel, segue o "link" ( imagem)

0 comentários:

Enviar um comentário