quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Leituras em Dia... "Para além do Portão"

O nosso "Leituras em dia" de hoje, leva-nos  "Para Além do Portão". Esta obra é da responsabilidade do Tenente Coronel Nuno Andrade (GNR), que por diversas vezes participou em ações do NE25A (lembramos a noticia publicada em 27/09/2019 sobre a palestra proferida pelo Tenente Coronel Nuno Andrade alusiva às comemorações do Centenário da Republica que promovemos).
O "Para Além do Portão", significou o esforço de mostrar uma face mais desconhecida sobre as ações desenvolvidas no 25 de Abril de 1974: o papel dos militares da Guarda Nacional Republicana para o 25 de abril e as ultimas 14 horas do regime, vividas no quartel do Carmo. 
Para tal Nuno Andrade "... efectuou uma investigação histórica acerca dos acontecimentos ocorridos no Carmo, desde os antecedentes da Revolução até à consolidação da democracia em Portugal...privilegiou o testemunho dos principais intervenientes nos históricos acontecimentos, sobretudo dos militares da Guarda Nacional Republicana e dos seus familiares que à época residiam no interior do Quartel do Carmo, bem como dos familiares de alguns militares e civis entretanto falecidos. Paralelamente procurou efectuar uma síntese da documentação mais directamente relacionada com os acontecimentos no Largo do Carmo e com a participação da GNR." (fim de citação). Curiosamente, alguns dos pormenores relatados no livro,foram transmitidos a alunos e professores da EB 2/3 de Briteiros pelo Coronel Nuno Andrade aquando da visita efectuada ao Quartel do Carmo em 2008 ( projeto "Trilhos da Liberdade").

Uma obra a consultar.

0 comentários:

Enviar um comentário