quinta-feira, 2 de maio de 2013

O 1º de Maio revisitado na EB 2/3 de Briteiros

A turma de Educação e Formação de Adultos (B3), da E.B. 2/3 de Briteiros, lembrou   a passagem do Dia Internacional do Trabalhador (1 de Maio), no dia 30 de Abril. A efeméride ficou assinala com uma conversa entre a turma e o sindicalista da União de Sindicatos de Braga, Joaquim Daniel.
Este sindicalista trouxe até à turma dados mais concretos sobre vários temas/assuntos: o facto de o produto per capita na zona do Cávado ser inferior em 12% à média nacional; o emprego em 2010 ser  inferior ao existente em 2000; os sectores que empregam mais trabalhadores serem o do vestuário e calçado (28%), comércio (16%) e construção civil ( pese embora a enorme quebra particularmente neste ultimo); a grande precariedade de emprego (20%); o regresso do trabalho infantil particularmente sábados/domingos/, sem fuga à escolaridade obrigatória e como tal, dificilmente verificável; que o nível médio de remunerações é de 718€ sem descontos – inferior 20% à média nacional. Alertou também para o número de empresas que encerraram (807) em 2012 (38% mais do que no ano anterior), sendo que a maior  parte eram Micro pequenas e média empresas. Informou também que há 14000 desempregados em Guimarães (registados), pensando-se, no entanto, que serão por volta de 22000 desempregados (mais de 20% da população ativa do concelho).
Por ultimo, alertou para as alterações do subsídio de desemprego no sentido da diminuição de acordo com o tempo de desemprego.

Aos promotores da iniciativa, o NE25A apresenta os mais sinceros parabéns.

0 comentários:

Enviar um comentário