terça-feira, 11 de setembro de 2012

11 de Setembro: Portugal /EUA


video

Passam hoje 27 anos sobre o onze de Setembro de 1985. Nesse dia o comboio Sud-Express com destino a Paris,chocou em Alcafache, com o comboio Regional que seguia para Coimbra. Muitos passageiros, sobretudo emigrantes, morreram carbonizados. Ainda hoje, é considerado o pior acidente ferroviário em Portugal. 
Entre os 460 passageiros que viajavam nos dois comboios sinistrados foram confirmados 49 mortos, embora apenas tenha sido possível reconhecer 14. E 64 passageiros continuam dados como desaparecidos. Ao todo estão confirmadas para cima de uma centena de vítimas. Dados mais recentes, apontam para uma estimativa entre as 120 e 150 vítimas mortais

video


Também hoje lembramos o 11º aniversário sobre um dos momentos mais marcantes da História do século XXI e do chamado " Mundo Global".
Os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, chamados também de atentados de 11/09, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela al-Qaeda aos Estados Unidos. Nesse dia, 19 terroristas da al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores intencionalmente colidiram com dois dos aviões contra as Torres Gémeas do World Trade Center em Nova Iorque, símbolo do capitalismo, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os edifícios ruiram em duas horas, destruindo prédios vizinhos e causando outros danos. Um terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, centro das FA Norte Americanas e um quarto avião caiu num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns dos passageiros e tripulantes tentarem retomar o controlo do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington.O número total de mortos nos ataques foi 2 996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas eram civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países.Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da chamada “Guerra ao Terror”: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o regime Taliban, apoiante da “Al- Qaeda” e de Bin-Laden ( eliminado no Paquistão em 1 de Maio de 2011 por tropas especiais dos EUA) .

0 comentários:

Enviar um comentário