terça-feira, 14 de agosto de 2012

Leituras em dia... duas novas propostas


Lançamos hoje, duas novas propostas de leitura.

A primeira é a obra de Noam Chomsky, editado pela Antígona, com tradução de Manuela R. Miranda,intitulada  "A Democracia e os Mercados na Nova Ordem Mundial". 
Nas 90 páginas deste livro, o autor discorre sobre os ataques feitos de forma concertada à  democracia e aos direitos humanos (apontando o grande capitalismo norte americano como a lança deste ataque).




A segunda proposta é da autoria de António Costa Pinto , com edição da Livros Horizonte e intitula-se " O Fim do Império Português - A Cena Internacional, a Guerra Colonial, e a Descolonização, 1961-1975".

Tendo por base a Guerra Colonial (marcante para Portugal do século XX e XXI), esta obra pretende sintetizar e discutir o período do fim do império português, salientando sobretudo as atitudes da comunidade internacional perante a guerra, a resistência tenaz do salazarismo à descolonização, a indissociabilidade da descolonização e da transição à democracia, e o legado deste processo, quer para a consolidação democrática em Portugal quer para os novos países independentes de expressão portuguesa.

0 comentários:

Enviar um comentário