segunda-feira, 12 de abril de 2010

O início da operação " Dias da revolução"



Após uma intensa preparação do evento, demos início à operação " Dias da Revolução", no dia e hora combinadas ( 12 de Abril pelas 09.15 h). Todos a postos para recebermos os nossos convidados e especialmente para convivermos com todos aqueles que querem conhecer " Abril" ( concordando ou discordando da Revolução).
Os nossos convidados, deputados Marques Júnior, Emídio Guerreiro,Pedro Soares, Altino Bessa e José Luis Ferreira, compareceram à hora aprazada, para palestra " Democratizar, Desenvolver, Descolonizar: o que falta cumprir?". A deputada Rita Rato ( PCP), não pode estar presente por motivo da greve dos revisores da CP, mas fez-se representar pelo Dr. Silvio Sousa. As intervenções de todos foram animadas, com alguma polémica, em virtude de ideias que sendo diferentes tinham uma marca comum : a liberdade de exprimirmos as nossas ideias perante um público vasto e heterogéneo, conquista essencial de Abril.

De acordo com o plano de operações estabelecido, iniciamos pelas 19.30h a palestra " Cumpriu-se Abril?" com a presença do Coronel Rui Guimarães ( A25A) e do professor Salgado Almeida. Perante uma plateia constituída maioritariamente por um público adulto, assistimos ao explanar das ideias de um capitão de Abril ( interveniente directo no processo que conduziu ao 25 de Abril e no processo posterior), em prol da liberdade e democracia e de um cidadão que faz da sua consciência e intervenção cívica, o seu mote. Pensamos ser justo dizer-se que 2 personalidades distintas nos deram uma "lição" importante: o bem inestimável que é a liberdade, a solidariedade, o respeito pela diferença e o valor da cidadania.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do dia de ontem!
As palestras foram bastante interessantes, com a presença de várias figuras públicas que nos mostraram realmente um pouco de como foi o 25 de Abril e onde exprimiram também as suas ideias.

Um obrigada a todos os participantes e fico grata com a vossa presença :)

Parabéns também aos elementos do núcleo que contribuiram para que este dia ser o que foi.

Anónimo disse...

Antes de mais queria dar os parabens ao nucleo, visto que foi visto o esforço e dedicação nas actividades, nomeadamente nas palestras onde os convidados conseguiram partilhar várias opiniões sobre o 25 de Abril. :D

Espero mais actividades

Enviar um comentário