quarta-feira, 14 de abril de 2010

DIA D + 2

14 de Abril. 10.30h
Demos inicio à 3ª fase dos " Dias da revolução". Pelas 10.30h, o grupo de fantoches do NE25A apresentou a peça " Conto da Liberdade", aos alunos das turmas de 5º ano da E.B. 2 e 3 de Briteiros. De seguida, pelas 12.00h recebemos o Coronel Otelo Saraiva de Carvalho na E.B. 2 e 3 de Briteiros, para proferir a palestra " Como foi a Revolução?". Perante um auditório lotado com turmas de 2º e 3º ciclo da E.B. 2/3, da Escola Secundária de Caldas das Taipas, com 2 representantes por escola dos alunos de 1º ciclo, convidados, professores, educadores e autarcas, o Coronel Otelo foi mostrando a todos a sua visão da " Alvorada em Abril". Foi claro para todos estarmos perante uma das principais personalidades contemporâneas portuguesas e que, de uma forma sucinta, descreveu as principais causas, acções e meios utilizados pelo MFA, para fazerem nascer "o dia inicial, inteiro e limpo". Um dos pontos mais curiosos da palestra foi o facto de o próprio Coronel Otelo assumir em determinada ocasião, que numa Revolução nem tudo é perfeito nem bem feito. Mas que o principal foi a conquista de uma liberdade perdida em Portugal. No final, o Coronel Otelo respondeu a algumas questões lançadas por alunos do 1º ciclo e na última questão foi claro ao afirmar que Abril se cumpriu em algumas das propostas do MFA, mas que muito havia por fazer num país, e passamos a citar" com 2 milhões de pessoas a viverem em níveis de pobreza, déficits de contas públicas de 9.4% e onde existiam 600.000 desempregados" ( fim de citação).

Cumprindo o Plano de operações " Dias da Revolução", o Coronel Otelo chegou à EB1/JI de Barco pelas 15.00h.

Aqui foi recebido pelos 144 alunos e crianças do estabelecimento, pelos respectivos professores e educadores e pelo presidente da Junta de Freguesia. Cantou-se a " Gaivota", actuaram os membros do Teatro de Fantoches do NE25A com a peça " Conto da Liberdade" e, no fim, o Coronel Otelo respondeu a 10 questões lançadas pelos alunos da EB1/JI de Barco. Foi um final de DIA D+2, excepcional.

A todos os que nos ajudaram a concretizar o plano de operações do 3º dia ( Dia D+2) dos " Dias da Revolução", os membros do Ne25A agradecem.
Relembramos que na EB2/3 de Briteiros continua patente a exposição
" Mostramos como foi"

AMANHÃ (15/04) "DIA D+3".




4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pela presença do Coronel Otelo Saraiva de Carvalho.

A palestra foi muito interessante.

Relativamente ao teatro de fantoches, quem organizou o teatro está de parabéns :)

Rita Pereira.

Anónimo disse...

A palestra foi muito interessante.


Continuação de bom trabalho.

Vânia Sousa

Anónimo disse...

A palestra foi bem preparada, e o Senhor Coronel esteve à altura das perguntas que lhe foram feitas. Tudo correu bem, pena a falta de espaço na sala de convívio.
Continuação do excelente trabalho feito pelo NE25A

Diana Rafaela

Cláudia Manuela disse...

Foi um privilégio para todo o núcleo, ter a oportunidade de poder ter a presença de um senhor como o Coronel Otelo Saraiva de Carvalho.
A palestra que ele nos proporcionou foi sem dúvida muito interessante.

Sinto-me realmente lisonjeada e orgulhosa por fazer parte deste grupo de êxito.

:)

Enviar um comentário